GRADUADA
O sistema de alimentação é o responsável por introduzir o combustível no motor, misturando-o com ar. No caso de um motor a gasolina, a alimentação é feita mediante um carburador ou através de injetores de gasolina colocados nas condutas de admissão. Fruto da introdução dos catalisadores, os sistemas de alimentação foram obrigados a eliminar os carburadores, encontrando-se agora todos os veículos movidos a gasolina equipados com sistema de injeção eletrônica. No caso dos motores Dieseis, o sistema de alimentação utiliza injetores de alta pressão que injetam o gasóleo diretamente para dentro do motor (injeção direta) ou para uma antecâmara (injeção indireta).
Nos veículos equipados com injeção eletrônica, o sistema de alimentação de combustível é formado pela bomba de combustível, filtro e regulador de pressão. Este conjunto tem a função de disponibilizar a quantidade ideal de combustível em todas as condições de funcionamento do motor. A bomba de acionamento elétrico aspira o combustível no tanque e fornece, por meio do filtro, combustível ao tubo distribuidor onde estão fixadas as válvulas de injeção.
Os bicos injetores (válvulas de injeção) pulverizam o combustível, formando uma mistura ar/combustível no coletor de admissão. Dependendo do sistema de injeção eletrônica do veículo, a bomba de combustível pode estar montada dentro ou fora do tanque de combustível, também chamadas como bomba “in-tank” ou “in-line”.
Em ambos os casos, o combustível aspirado do tanque passa primeiro por um pré-filtro antes de entrar na bomba de combustível. Se a bomba estiver dentro do tanque, o pré-filtro estará localizado na extremidade da bomba de combustível. O pré-filtro tem a função de filtrar o combustível antes de entrar na bomba e evitar que possíveis impurezas contidas no tanque comprometam seu perfeito funcionamento.
O pré-filtro da bomba de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito