GRADUADA
ALUNA: RENATA SOUSA DE MENESES RA: 1224501
POLO: NATAL/ TIROL
2013
Analise da peça publicitária, relacionando a imagem com a frase
“Think small”.
Ao analisarmos a peça publicitária da campanha chamada “Think Small”, que foi criada pela agência de publicidade Doyle Dane Bernbach, empresa norte-americana e foi desenvolvida com o objetivo de promover a venda do famoso Fusca nos Estados Unidos, percebe-se que o objetivo era divulgar um carro que para os padrões americanos não era propriamente um carro atraente em termos tecnológicos, pois os Americanos tinham em seus conceitos carros grandes e confortáveis para a família, além disso, o Fusca carregava o peso de ser conhecido como “O carro de Hitler”. Seu primeiro lançamento em 1949 foi um fracasso total já que o carro era muito pequeno.
Em 1960, todos os anúncios de carros eram coloridos, com pessoas exuberantes, remetendo a um estilo de vida voltado para pensar grande. Após a 2ª Guerra Mundial, os Estados Unidos se tornaram um grande consumidor mundial, e os carros começaram a ser construídos para famílias.
A frase “Think Small” era extremamente contrária à esses padrões americanos, a época pregava o crescimento do consumo e sendo o produto ofertado, um Fusca, carro pequeno e simples, era o extremo oposto dos imponentes Cadillacs, grande símbolo de status na época, o anuncio causou um grande impacto aos consumidores. Porém os argumentos contidos no anuncio, fizeram do Fusca um dos maiores sucessos automobilísticos de todos os tempos, uma vez que a proposta estava explicitamente registrada. Isso porque, apesar de não possuir tons coloridos, apresentando apenas um desenho simples de um carro em preto e branco, com a pequena frase “Think Small”. Após a leitura do texto concluía-se que se tratava de uma empresa automobilística e que a mesma pretendia vender o seu produto. O anúncio tinha um humor provocativo ao pensamento da época nos Estados