Graduacao
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Licenciatura em Química
Química Fundamental Experimental I
SEPARAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
Fortaleza, março de 2014
Sumário
Sumário 2
1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
2.OBJETIVOS 4
3.PARTE EXPERIMENTAL 5
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS 5
3.2 REAGENTES 5
3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
3.3.1 PRÁTICA III 6 7
PARTE A 7
PARTE B 8
PARTE C 8
PARTE D 9
4.RESULTADOS E DISCUSSÕES 10
4.1 PRÁTICA III 10
PARTE A 10
PARTE B 11
PARTE C 12
PARTE D 13
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
6.BIBLIOGRAFIA 16
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Todos os elementos, bem como as substâncias por eles formadas, possuem características singulares. Para tanto, através de experimentos, foi possível identificá-los e/ou separá-los com base nestas propriedades.
Por sua vez, com o objetivo de separar os elementos que compõem determinada substância, pode-se realizar o desdobramento das mesmas utilizando métodos mecânicos e físicos.
A atividade do desdobramento de substâncias é citada por BROWN E LEMAY (2010). Em sua obra, os autores citam que cada componente de uma mistura mantém suas propriedades [e, portanto,] pode-se separar uma mistura em seus componentes [através] das diferenças de propriedades.
A exemplo, realizou-se a destilação simples. Tal técnica visa à separação das substâncias através da diferença dos pontos de ebulição de dois líquidos e apenas um deles é volátil. O processo de destilação simples ocorre com a montagem de uma aparelhagem específica e é efetuada pela ocorrência sucessiva dos processos de vaporização e condensação. Em resumo, a destilação simples ocorre com a montagem do aparelho (formado por termômetro, condensador, balão volumétrico, vidraria de recolhimento, tripé de ferro e bico de bunsen); a partir disso, o líquido volátil, que está formando uma solução com o outro líquido, evapora e escoa para um condensador,