Gradiente de vegetação nos afloramentos rochosos
Resumo
O presente trabalho trata da análise da altura da vegetação encontrada em afloramentos rochosos no morro da Urca com a finalidade de determinar se há diferença no gradiente de vegetação da rocha nua até a mata fechada, ou seja, se seguem o mesmo padrão de, inicialmente vegetações baixas até, posteriormente, vegetações mais altas. O trabalho foi realizado através da marcação de uma grande área em dois afloramentos rochosos, sendo que cada área foi dividida em quadrantes. Em cada quadrante foi estimada a altura do mais alto individuo, constatando-se que, da rocha nua até a mata fechada, a altura da vegetação ia aumentando gradativamente até ficar aproximadamente constante conforme ia se aproximando da mata densa.
Palavras-chave:
Introdução
O morro da Urca é uma formação rochosa localizada no bairro da Urca, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. É circundado por uma vegetação particular do clima tropical, com vestígios de Mata Atlântica, possui espécies nativas que já foram extintas em outros locais da vegetação litorânea brasileira e também raras espécies vegetais (Anderson et al. 2008).
Os paredões rochosos do Morro da Urca apresentam grande diversidade de sistemas ecológicos cujo porte das espécies, sua distribuição e o grau de endemismo são influenciados pela junção de vários fatores, como altitude, características da rocha, umidade, vegetações vizinhas, clima predominante e variações de microclimas (Larsonet al. 2000).
As vegetações encontradas em rochas podem ser classificadas como rupícolas, quando crescem diretamente sobre a rocha, ou saxícolas, quando se localizam em fendas da rocha com pequenas quantidades de matéria orgânica (KT Ribeiro; A Lorenzetto, 2004).Os paredões rochosos representam um substrato com escassez de nutrientes e de água, difícil estabelecimento de sementes, grande inclinação, alta incidência solar e pouco acúmulo de matéria