Gps uma nova ordem
O GPS nasceu da necessidade já durante a Segunda Guerra
Mundial, de resolver o problema da localização rigorosa, para combater este problema foram criados vários projectos ao longo do tempo. Entre os projectos temos o
Transit, também conhecido por
NAVSAT (Navy Navigation Satellite
System), que foi o primeiro sistema de navegação por satélite, criado pela marinha Norte Americana, para conseguir guiar com precisão os mísseis submarinos, tendo no final do projecto uma constelação básica de 5
Satélites cada um tendo um respectivo suplente, dando um total de 10 satélites em funcionamento a orbitar a terra num período de 106 minutos e a uma altitude de 1100 km da superfície da terra. O LORAN (Long Range Navigation), este era um sistema terrestre de rádio-navegação que funcionava a base de impulsos radioeléctricos de ondas de frequência média e curtas, que juntamente com os outros sistemas também funcionava pela diferença de tempo entre a recepção dos sinais, todavia tal e qual como o Transit e outros projectos, ainda não era eficaz o suficiente.
Na realidade o único que conseguiu corresponder ao problema da localização rigorosa foi o GPS, criado pelo sistema de Defesa Norteamericano.
Este foi desenvolvido no período da Guerra Fria, durante os anos 70, tendo um custo total de 10 biliões de Dólares e sendo finalizado em 1995.
3
O que é o GPS?
É um sistema de rádio-navegação que nos permite conhecer com exactidão a localização de um ponto, através da informação proveniente dos satélites.
Actua sob quaisquer condições atmosféricas, por meio de sinais enviados por uma constelação de 24 satélites que gravitam em torno da Terra, em seis planetas orbitais diferentes.
Demora 12 horas a dar uma volta à Terra.
Como é constituído o GPS?
O GPS pode ser descrito em termos de 3 segmentos:
1-Segmento Espacial
É constituído por um conjunto de 24 satélites em órbita terrestre; Os satélites estão distribuídos por 6 órbitas a uma