gppd
Actividade física formal é aquela em que temos uma rotina com um plano de desenvolvimento e um determinado objectivo em que nos focamos como num clube desportivo ou num ginásio.
Actividade informal é aquela em que não se tem um plano definido e baseado num objectivo, mas no qual se pretende fugir um pouco ao sedentarismo de forma a ter momentos de actividade física e ao mesmo tempo de lazer. Como por exemplo, uma caminhada, jogging, natação livre entre outras.
Exercício Físico em Fases Especiais:
Crianças:
O exercício físico estimula o crescimento, promovendo um bom desenvolvimento muscular, pulmonar, cardíaco e vascular, sendo igualmente benéfico na prevenção da diabetes.
Adolescentes:
Para além de ser muito importante para a saúde, a actividade física na adolescência estimula bastante o desenvolvimento do adolescente e previne o aparecimento e desenvolvimento de doenças que mais tarde poderão aparecer devido ao sedentarismo do mesmo.
O exercício nesta fase ajuda no desenvolvimento da massa óssea, muscular e também é fundamental em relação ás articulações.
Contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do coração e ainda ajuda no desenvolvimento da coordenação.
Combate ainda doenças cada vez mais comuns nestas tenras idades como a obesidade, ansiedade e depressão.
Esta tem bastante influência noutros aspectos, num dos quais psicologicamente. O exercício estimula a autoconfiança e auto-realização, para além de ser bastante importante na socialização também.
É um factor importante também para o desenvolvimento de disciplina, e também para afastar ao máximo os adolescentes de zonas menos desejadas como o tabaco, álcool e drogas.
Adultos:
A fase adulta inicia por volta dos vinte anos, após a fase de adolescência na qual passamos por várias transformações físicas e mentais. É nessa fase que assumimos grandes responsabilidades, iniciamos um processo de estabilização e assumimos o ponto máximo de maturidade.