GPM Jos Eudes 14L06723 Desenvolvimento E Mudan As No Estado Brasileiro

763 palavras 4 páginas
Disciplina: “Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro”.
Professores:
- Tutor à distância: Rosalina Ferreira Freitas
- Tutor presencial: Lurieny Alves
- Antonio Fonseca dos Santos Neto;
- Manoel Ricardo Arraes Filho.
Aluno: José Eudes Ferreira Lopes - 14L06723
Exercício
1. Faça um comentário crítico acerca dos dois períodos iniciais da República brasileira, caracterizando as chamadas República da Espada e a Oligárquica.
O primeiro período (República da Espada) foi dominado pelos militares, pois foi um movimento republicano liderado por oficiais do exército, tendo à frente Marechal Deodoro da Fonseca, nesse período foi elaborada a constituição com texto descentralizador dando grande autonomia aos estados e municípios, quando foi escolhido o regime presidencialista e o voto popular direto para o executivo e legislativo. Não havia reeleição para presidente e vice, entretanto apenas para um mandato imediatamente seguinte, quanto ao vice, em caso de morte do presidente só assumiria até a realização de novas eleições, entretanto se houvesse acordo as eleições poderiam não acontecer.
2. Faça um comentário acerca dos dois períodos de governo exercido por Getúlio Vargas, apontando os avanços nos campos da administração pública e do desenvolvimento econômico.
No plano político produziu um movimento de centralização que transferiu o poder dos estados para o Governo Central.
No plano econômico houve um intenso movimento de industrialização e urbanização,
Dentre as reformas varguistas sobreviventes podemos citar a regulamentação de atividades profissionais com imposto sindical único. Instituiu o concurso público baseado no modelo de Max Werber.
Implantou o modelo burocrático, criou o Ministério do Trabalho, Industria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde.
Outros aspectos que tiveram avanços:
- Aprovação da lei de sindicalização;
- Implantação da Jornada de trabalho de 8 horas, férias remunerada, carteira de trabalho;
- Criação de institutos de

Relacionados