Governos
Cláudio Rodrigues Xavier nº 6
Guilherme Faria nº 16
Hudson Kayo nº 18
Indice
Introdução
Após o fim da ditadura militar (1964-1985), os seis políticos brasileiros que ocuparam a Presidência da República deixaram diferentes legados nas áreas política, social e econômica. Neste trabalho serão apresentadas algumas características do governo de 4 destes 6 Presidentes.
José Sarney
Primeiro presidente após o período militar, José Sarney governou de 1985 a 1990 e foi considerado decisivo no processo de redemocratização do País. O político maranhense assumiu o cargo de forma interina em março de 1985, em decorrência dos problemas de saúde de Tancredo Neves, eleito por voto indireto do Colégio Eleitoral, que tinha Sarney como vice. Com a morte de Tancredo, Sarney assumiria a presidência de forma definitiva.
Em seu governo, foram lançados os primeiros planos para tentar conter a inflação. O que mais se aproximou de ter sucesso foi o Plano Cruzado, de 1986, que em princípio conteve o aumento dos preços e elevou o poder aquisitivo da população. Mas o congelamento forçado logo fez a economia se deteriorar, causando uma grave crise de abastecimento e, por fim, a volta da inflação.
Outros planos, como o Bresser e o Verão, tiveram ainda menos êxito. No seu governo, a censura foi oficialmente abolida, e o Brasil fez a Assembléia Nacional Constituinte, que restaurou a democracia e sepultou toda a legislação autoritária do regime militar. Deu início às negociações que levaram à oficialização do Mercosul, o bloco econômico formado originalmente por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Sarney, entretanto, deixou o governo em meio a uma forte crise econômica. Atualmente, ele comanda o Senado Federal.
Fernando Collor de Mello
Primeiro presidente eleito pelo voto popular desde o fim da ditadura militar, Fernando Collor de Mello ficou conhecido como “caçador de marajás” durante a campanha de 1989,