GOVERNO X MEIO AMBIENTE X MODERNIDADE– EXISTE A POSSIBILIDADE DE COEXISTIREM PACIFICAMENTE?
Mônia Gomes da Silva¹
Tatiana Souto Maior de Oliveira²
RESUMO
O processo vigoroso de mudanças influencia nos dias atuais a relação do homem com a natureza. E a grande interrogativa é se os homens conseguem conviver nesse meio pacificamente e coexistirem de forma saudável. A escassez de matéria prima leva o ser humano a pensar nessas ultimas décadas o que pode ser feito para remediar todo o estrago desde o ultimo século e também aperceber-se como parte desse meio.
Governantes precisam atuar para as políticas ambientais, sendo que necessitam constantemente dar continuidade ao progresso e a modernidade sem prejudicar ainda mais o meio ambiente.
Cidades metropolitanas têm dificuldade de lidar com seus resíduos sólidos e enfrentam calamidades públicas cada vez mais frequentes.
Temos que entender uma nova realidade, onde o coletivo suplanta a necessidade individual, onde haja um equilíbrio entre homem e natureza.
Palavras Chave: Meio ambiente. Governo e política ambiental. Proteção ambiental. Consciência Planetária.
__________________________
¹ Pedagoga e aluna de pós graduação em Gestão Pública e Gerência de Cidades pela Fatec/Facinter
² Orientadora de Tcc do Grupo Uninter, formada em Comunicação Social(Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP), Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela Fael , Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação pela Fael, e Gestão de Tecnologia pela Unicenp, Mestre em Gestão Urbana (Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)).
INTRODUÇÃO
Neste trabalho buscou-se demonstrar a importância do meio ambiente e o quanto o Homem o influencia no seu cotidiano.
Buscamos retratar os conceitos de meio ambiente através de artigos científicos fundamentados em trabalhos de pesquisadores da área da ecologia e meio ambiente.
Abordou-se a importância dos mananciais bem como o uso racional