Governo Militar
O GOVERNO GOULART E A DITADURA MILITAR BRASILEIRA
FANOR-FACULDADES NORDESTE
LUCAS CAVALCANTE CHAVES
JORNALISMO-MANHÃ
Fortaleza-Ceará
2014
Estudo Independente- Realidade Social, Política e Econômica.
Professora: Alyne Vicarte.
Os Militares governam o Brasil
•
“Em 25 de agosto de 1961, o país entra em profunda crise política. A renúncia de Jânio implica a posse do vice-presidente, João Goulart. Em viagem diplomática à China, Goulart é hostilizado por importantes segmentos das forças armadas e do meio empresarial”.
O período da Ditadura Militar foi marcado por golpes e atrocidades contra o povo brasileiro. O país estava afundado em crise financeira, o governo de Jânio Quadros, antes do golpe de 1964, foi marcado pela abertura sindical no Brasil, movimentos dos trabalhadores, estudantes, organizações populares ganhavam cada vez mais força, o que preocupava as elites brasileiras.
É importante lembrar que fora João Goulart, que durante a ditadura Vargas fora Ministro do trabalho, que aprovou o aumento do salário mínimo em 100%. Esse é um dos motivos para as elites de empresários brasileiros não apoiarem seu governo, e internacionalmente o mundo vivia o auge da guerra fria, os empresários e militares brasileiros temiam uma transformação socialista no Brasil.
“Além disso, pertence à corrente nacionalista, partidária da realização de reformas de base da sociedade brasileira, que contrariavam poderosos interesses”.
Foi preciso a adoção do Parlamentarismo no Brasil, às pressas, o que causou o fracasso do sistema. Estava previsto para ocorrer um plebiscito, onde decidiriam qual forma de governo viria a ser executada no país, no inicio de 1963 o Brasil volta a ser uma República Presidencialista. O golpe militar articulava-se maliciosamente nas entranhas do Congresso.
•ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA•
O governo Norte-americano temia que o Brasil sofresse um golpe comunista, por isso foi de acordo