Governo de Jango

573 palavras 3 páginas
Quem foi João Goulart?

Conhecido também pelo apelido de “Jango”, João Belchior Marques Goulart foi presidente do Brasil entre os anos de 1961 e 1964 (foi deposto com o Golpe Militar de 1964). Antes disso, tinha sido vice-presidente de JK (Juscelino Kubitschek) entre os anos de 1956 e 1961.
João Goulart nasceu na cidade gaúcha de São Borja em 1 de março de 1919 e faleceu na cidade argentina de Mercedes em 6 de dezembro de 1976.
Após a renúncia de Jânio Quadros, os militares tentaram vetar a chegada do vice-presidente João Goulart ao posto presidencial. Tendo sérias desconfianças sobre a trajetória política de Jango, alguns membros das Forças Armadas alegavam que a passagem do cargo colocava em risco a segurança nacional. De fato, vários grupos políticos conservadores associavam o então vice-presidente à ameaçadora hipótese de instalação do comunismo no Brasil.
- Em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, foi empossado presidente da República. Governou até 31 de março de 1964, quando foi deposto pelo Golpe Militar.

O Governo João Goulart
Governo João Goulart (1961-1964)
Como era esperado, logo após a renúncia de Jânio, a oposição aproveitou a ausência de João Goulart para tentar formas de evitar sua subida ao poder. Os ministros ligados ao exército e a direita, alegaram a impossibilidade da posse de Jango, por esta apresentar riscos à segurança nacional. Assim, enquanto Jango não regressava de sua viagem à China, propuseram que o deputado Mazzilli assumisse, até que uma nova eleição fosse articulada. O pedido foi rejeitado e a sociedade ficou dividida.

Plano econômico
Jango adotou uma política econômica conservadora. Procurou diminuir a participação de empresas estrangeiras em setores estratégicos da economia, instituiu um limite para a remessa de lucros das empresas internacionais e seguiu as orientações do FMI (Fundo Monetário Internacional).
Contudo, o Presidente sempre foi maleável com relação às reivindicações sociais. Em Julho de 1962,

Relacionados

  • governo jango
    1473 palavras | 6 páginas
  • Governo de Jango
    358 palavras | 2 páginas
  • O governo de jango
    1389 palavras | 6 páginas
  • Governo de João Goulart - Jango
    1606 palavras | 7 páginas
  • Resumo do Governo Jango
    544 palavras | 3 páginas
  • Governo de Janio Quadros e Jango
    382 palavras | 2 páginas
  • O governo de Jango ( João Goulart 1961-1964)
    781 palavras | 4 páginas
  • João goulart
    1878 palavras | 8 páginas
  • Pesquisa
    5598 palavras | 23 páginas
  • O governo Goulart e o Golpe Civil-Militar de 1964
    3230 palavras | 13 páginas