GOVERNO CASTELO BRANCO
O golpe militar de 1964 pôs fim ao regime democrático instituído no Brasil ao fim do Estado Novo. Ao contrário de muitas intervenções militares ocorridas no país com a ajuda dos militares para depor presidentes para depois entregar á civis, os militares assumiram o governo durante 21 anos.
Com o regime militar estabelecido após 1964, transformou o país em Ditadura altamente repressiva, com torturas e vários assassinatos de opositores políticos e a grupos considerados subversivos. A ditadura remodelou a economia e as instituições políticas do país, foi um período marcado pela centralização do poder, fortaleceu o Poder Executivo, e teve absoluto controle sobre os poderes do Legislativo e do Judiciário. Nesta fase estabeleceu-se fortes regras á oposição política, as eleições eram indiretas aos cargos de Governadores e Presidentes da República, já na economia houve incentivo aos investimentos estrangeiros no país, estimulou-se as exportações e a ampliação do crédito ao consumidor.
OS ATOS INSTITUCIONAIS
Após o golpe militar para depor João Goulart ( JANGO) assumiu o poder o Marechal Humberto Castelo Branco, todos que participaram do golpe achavam que a intervenção militar seria breve, mas não foi o que ocorreu, mesmo com o Congresso Nacional aberto, dando uma falsa impressão de democracia, os militares mascararam a ditadura para permanecer no poder.
OPERAÇÃO LIMPEZA
O marechal Castelo Branco, indicado como Presidente da República pela junta militar golpista, era considerado um militar moderado, mas foi forçado pelos militares radicais á abrir vários inquéritos policiais militares com o objetivo de punir todos os cidadãos que tivessem vínculos políticos com o governo deposto que passaram a fazer oposição ao novo regime.Proibiram as greves e houve intervenção praticamente em todos os Sindicatos trabalhistas, como várias organizações e inúmeras outras entidades da sociedade civil, como exemplo a União Nacional dos