Governança
Etapas
Coleta: as roupas são coletadas nos andares, restaurantes, vestiários etc e transportadas até a lavanderia. Transporte este feito em carrinhos ou sacos apropriados, geralmente por um funcionário da lavanderia.
Recepção: as roupas ao chegarem na lavanderia são recebidas e controlados pelo pessoal da lavanderia.
Separação: existem diversos tipos de roupas para hotéis, tais como: roupas de cama, de banho, toalhas de mesa, guardanapos, colchas e cobertores. Esses diferentes tipos de roupas podem ser classificados:
Por tipo de fibra e cor: * Segundo o tipo de fibra têxtil/tecido como: 100% algodão, linho, lã, acrílico ou misto de poliéster+algodão, lã+acrílico. * Segundo o tipo de cor como: branca ou firme (a cor firme quando possui resistência às diversas etapas e condições impostas pelo processo de lavagem);
Por sujidade: * Pesada, como: gorduras e óleos de origem animal, vegetal e mineral, batom, sangue, vinho, etc * Leve, como: suor, poeira, etc.
Pesagem: uma vez feita a separação, as roupas devem ser pesadas tendo em vista que o “fator carga” é um componente importante da eficiência da ação mecânica. Deve-se respeitar a capacidade de cada tipo de maquina lavadora.
Lavagem/extração: feita a lavagem, as roupas são retiradas das maquinas de lavar para entrarem nas centrifugadoras. Estas, como o próprio nome j diz, extraem quase toda a água, através de um processo de rotação em alta velocidade. O que deve ser observado nessa fase é o tempo que as roupas devem permanecer nesses equipamentos. Por exemplo: * Lençóis e fronhas: 10 minutos; * Toalhas de banho e rosto: 10 minutos * Tapetes: 10 minutos * Guardanapos: 8 minutos * Toalhas de mesa: 5 minutos
Secagem: após a centrifugação ou extração, as roupas vão para a etapa da secagem. Nessa etapa algumas roupas vão para a secadora, outras para a calandra e outras ainda para a passadoria a ferro.
Estocagem e expedição: as roupas do hotel