GOVERNANÇA DE TI UM CASO DO SETOR DE SERVIÇOS – MÃO NA MASSA LTDA.
O trabalho descrito nesse documento objetiva elencar sugestões e descrever como as mesmas tendem a ajudar a TI da empresa Mao na Massa Ltda, a trabalhar mais alinhada aos objetivos do negocio focando nas melhores práticas descritas nos frameworks de ITIL e COBIT apresentados na disciplina de GRC.
Introdução
A TI vive de desafios, ouve-se muito falar em alinhar TI ao negócio, melhorar comunicação da TI com os demais setores, entregar serviços que agreguem valor ao negócio, demonstrar ROI sobre os investimentos realizados, reduzir custos, gerenciar a segurança e entregar mudanças e projetos dentro do prazo, porém sem ter no que se basear para implantar essas questões torna a atividade mais complicada, porém existem frameworks que nos guiam para melhorar, um deles é o CObit, que está em sua versão 5 e é voltado para a governança de TI, outro é ITIL v3 de 2011 que tem por objetivo o gerenciamento de serviços de TI.
As organizações, não só privadas, mas publicas também estão entrando em uma nova era, a da gestão e governança, podemos ouvir até mesmo discursos políticos falando em gestão em governança o que até pouco tempo atrás não era tão comum, porém é necessário saber a diferença entre gerenciar e governar.
Governar é estabelecer controles, dar direção, dizer onde se quer chegar, gerenciar é medir, verificar, dar acompanhamento. É possível fazer uma analogia entre governar e gerenciar com o dirigir um carro, é o motorista quem controla o carro, governa o carro, se ele ficar desgovernando pode vir a colidir e não se vai chegar ao destino planejado. O fato de calibrar pneus, abastecer, fazer revisão, verificar óleo pode-se dizer que é o gerenciar o carro, ou seja, são atividades de manutenção e de verificação necessárias para poder atingir a meta (destino) de onde se quer chegar.
O gerenciamento pode-se dizer que fica praticamente só com os encarregados da TI, gerenciamento de capacidade, de incidentes, de problemas... Já a governança é alinhada com a