Governança Corporativas
É possível aplicá-la em empresas de pequeno e médio porte?
SUMARÉ
2013
FACULDADE ANHANGUERA
LIANE SCHIAVON
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
É possível aplicá-la em empresas de pequeno e médio porte?
Trabalho de Conclusão de Disciplina
SUMARÉ
2013
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a importância da melhores práticas de Governança Corporativa no contexto empresarial e e como elas podem auxiliar as empresas de pequeno e médio porte.
Sumário
1. Governança Corporativa e Gestão de Pessoas
Por volta dos anos 70, inúmeros escândalos financeiros ocorridos em corporações nos EUAS proporcionaram uma nova reflexão acerca da necessidade de se implementar novas regras de gestão mais controladoras, confiáveis e profissionais dentro das empresas.
Assim, visando construir uma política de bom relacionamento entre os investidores, os stakerholders (partes interessadas) e o mercado de modo geral, desde então, as empresas sentem-se encorajadas a utilizar um conjunto de melhores práticas a fim de reduzir os possíveis conflitos de interesses que podem existir dentro das estratégias do negócio: a Gorvernança Corporativa (GC).
Conforme o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC (2010), entende-se a boa governança como um modelo
“pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas (...) As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade. (p.19)”
Nesse sentido, princípios básicos da governança corporativa asseguram a todos os atores da organização suas responsabilidades, direitos e deveres. São definidos como: a transparência na relação entre empresas e terceiros (clima de confiança), equidade (senso de justiça) entre sócios