Governança corporativa
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Elizabeth Gomes
Jéssyka Santos
RECIFE
2010
Elizabeth Gomes
Jéssyka Santos
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Atividade realizada à disciplina de TGA II, ministrada pelo professor Joebson Oliveira, tem como requisito a pesquisa de um tema relativamente novo para a Administração, que é a Governança Corporativa.
RECIFE
2010
Conceito de Governança Corporativa
Governança corporativa é um jeito de administrar. Como já vimos em estudos anteriores, existem várias formas de administrar baseadas em vários conceitos, como nas escolas da administração, onde cada uma possui sistemas e características próprias.
Pois bem, a governança corporativa também é um sistema, onde as empresas são dirigidas e controladas e que possui características específicas. Na governança corporativa a administração parte com base em leis, normativos expedidos por órgãos reguladores, regulamentos internos, costumes e políticas que regulam e controlam a forma como a empresa deve ser administrada. Alguns desses pontos também podem ser encontrados em outras maneiras de administrar, mas a principal diferença é que na governança corporativa há uma relação de lucratividade para todas as partes envolvidas. Nesta administração há um relacionamento entre acionistas, conselhos, diretoria e auditoria, para evitar o choque de interesses entre os acionistas (que tem a propriedade) e a administração (que tem a gestão). E com isso, gerar confiança dos investidores. Nessa visão, entendemos que a governança corporativa também pode ser vista como um conjunto de mecanismos de incentivo e controle tanto das partes internas como das partes externas das corporações. Neste modelo de administração existe a figura dos shareholders que representa os acionistas e a figura dos stakeholders que consiste nos demais atores envolvidos nas corporações como