GOVERNANÇA CORPORATIVA
Podemos dividir o CRM em três partes ou tipos:Operacional; que visa os canais de relacionamento, mas exatamente a criação de canais de vendas.Analítica; como o nome já diz é a análise dos dados e informações, de forma que os dados gerem um conhecimento voltado a criar negócios, a parte de inteligência do processo. Tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos.Colaborativa; onde o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação com o cliente.Alguns autores citam o CRM também como uma estratégia de negócio, muito apoiado nos sistemas de informação.
Ao adotar a estratégia de CRM a empresa interage com todos os clientes, conhece os seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas direcionadas, torna o atendimento mais personalizado e consegue a fidelização do cliente. O CRM tem o poder de manter seus clientes, aumentar no faturamento e até expandir a empresa no mercado.
O CRM é um antigo conceito de marketing direto, agora enriquecido tecnologicamente e realmente incorporado na cúpula das organizações. Duas tendências que trouxeram esse conceito de volta, o crescimento da competitividade global e avanços tecnológicos que resultaram em poucas diferenças entre os produtos. Com a evolução tecnológica permitiu o aprimoramento na captura e administração de informações (aqui inclui-se internet). Uma boa governança corporativa além de contemplar a auto gestão da organizações, não se limita somente com a prestação de contas mais também com transparência nos resultados e proteção dos principais interessados.
Abrange também o tema