Governança corporativa
Curso: Economia e Gestão
Cadeira: Governança Corporativa
Docente: Danielson Fortes
Discentes: Odair Lopes Ravena Faria Ricky Oliveira Simone Lopes
INDICE
INDICE 2 INTRODUÇÃO 3 BREVE HISTORIAL 4 FROTA 5 PROBLEMA DA AGÊNCIA 5 MECANISMOS INTERNOS E EXTERNOS 6 MECANISMOS INTERNOS 6 MECANISMOS EXTERNOS 7 ESTRUTURA DE GOVERNAÇÃO 7 STAKEHOLDERS 7 POLITICA DE COMPRAS 8 POLITICA DE MARKETING 9 CONCLUSÃO 10 BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
Na cadeira de Governança Corporativa foi-nos proposto um trabalho relacionado com uma empresa, em que teremos que fazer uma relação dos conceitos teóricos abordados nas aulas com dados práticos de uma empresa.
Assim, podemos dizer que vamos analisar a estrutura de propriedade, a teoria de agência caso exista, tipo de sector que está inserido no mercado, bem como possível influência da sua gestão, isto relacionado com os mecanismos externos, mas também não esquecendo de salientar a influência dos mecanismos internos.
Porém, vai dar ênfase nas relações existentes com os Stakeholders e na sua estrutura de governação, focalizando a nível de fiscalização e da dualidade caso exista no Concelho de Administração.
A empresa escolhida pelo grupo é os TACV- Transportes Aéreos de Cabo Verde, visto que é uma empresa grande em Cabo Verde, também porque temos um elemento do grupo que é um colaborador dessa empresa, assim podemos ter informações mais rápidas e credíveis durante todo o nosso trabalho.
BREVE HISTORIAL
OS TACV (transportes aéreos de Cabo Verde), é uma companhia aérea de voos regulares e fretados, este último muito menos devido à frota reduzida. É a companhia de bandeira em Cabo Verde, transporta passageiros, cargas, e correios.
A história da aviação comercial em Cabo Verde vem desde 1955 quando um pequeno grupo de cabo-verdianos criou o Aeroclube. Esse grupo