Governança corporativa
[pic]05.11.2009 - Bolsa de Valores, Governança Corporativa
Este é um conceito que gera bastante polêmica e provavelmente você não irá encontrar nada definitivo a respeito, pois existem diferentes vertentes de estudiosos e profissionais de mercado que o encaram de maneiras bastante distintas.
De modo geral, podemos dizer que governança corporativa é um conjunto de práticas, regras, costumes, leis, políticas e regulamentos que tem como finalidade regular o modo como uma empresa é administrada e controlada, favorecendo os interesses mútuos de acionistas controladores, acionistas minoritários, administradores, funcionários e fornecedores.
Parece algo complexo, e na verdade é, mas para um melhor entendimento, podemos considerar que são as práticas que fazem com que a empresa siga certas normas e seja transparente com seus funcionários e acionistas. Em outras palavras, é o que dá certa tranqüilidade aos profissionais envolvidos com a companhia, de que sua administração segue algumas regras para que tudo não vire uma “bagunça”. Não significa que o simples fato de seguir essas práticas torne a empresa eficiente, mas é um passo importante rumo à sua consolidação.
Como funciona na prática?
Para o investidor pessoa física chega a ser difícil absorver esses temas e deles extrair algo que possa fazer diferença na prática, mas não é algo tão complicado assim.
As boas práticas de governança corporativa vão desde como a empresa encara suas finanças, passando pelo respeito ao acionista minoritário e podendo chegar até ao seu comprometimento com responsabilidade social e sustentabilidade empresarial.
Uma boa maneira de se informar sobre as práticas de governança corporativa das empresas em que você investe é saber em qual mercado disponível na BM&FBovespa elas estão listadas. Os segmentos de listagens disponíveis são: Novo Mercado, Nível 2, Nível 1 e Bovespa Mais. Para saber mais sobre os segmentos consulte o artigo "Os mercados: