governança corporativa
O conhecimento e definição da identidade da organização são fatores que influenciam o sucesso.
MISSÃO – é o motivo pelo qual a empresa existe; o que ela se propõe a realizar. Também encontramos este conceito com os nomes “Razão de Ser”e “Definição do Negócio”.
VISÃO – é o cenário ideal visualizado pela empresa. É a situação que a empresa busca, e para onde ela dirige sua criatividade e recursos.
VALORES – são os princípios que regem as ações e decisões da empresa, segundo os quais ela age. Também encontramos os valores com o nome “Políticas Gerais”, entendendo política como “preceito de ação”. Em relação aos valores, é preciso distinguir bem entre valores e crenças. Uma crença é algo em que eu acredito como sendo certo, justo ou bom. Um valor, por sua vez, é uma crença segundo a qual eu ajo. Portanto, uma crença está sempre associada ao pensar, enquanto um valor sempre ao agir. Isto, a propósito, nos leva à constatação que muitos quadros com valores que vemos nas empresas são, na realidade, suas crenças. Por exemplo, que tal uma empresa comercial declarar como valor “o cliente vem em primeiro lugar” e, ao mesmo tempo, reservar as melhores vagas no estacionamento para os diretores? Então, já sabemos a definição de missão, visão, valores. Agora vem a pergunta: minha empresa precisa disso? A resposta varia muito de caso acaso. Podemos ter uma certeza: toda empresa possui uma missão, uma visão e um conjunto de valores. Apenas,algumas têm isto explicitado formalmente.
DESCRIÇÃO DOS CARGOS
Para descrever todos os cargos, faz-se uma entrevista individual (ou remete-se um questionário escrito) aos respectivos ocupantes, determinando desta forma suas características. Para se descrever um determinado cargo se fazem 3 perguntas básicas: 1. O que você faz?
2. Como você faz isso?
3. Por que você faz isso? O que você faz: compreende toda a atividade mental e física