Governança corporativa
Apostolos Antonopoulos
Fernando Cavalcante
Jefferson Novaes
Governança Corporativa
Professor: Walter Ruiz
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
1 Introdução 3 2 A Governança Corporativa na Europa 4 2.1 A GC na Alemanha 4 2.1.1 Motivação Germânica 5 2.1.2 Estudo de Caso – ThyssenKrupp AG 8 2.2 A GC na França 10 2.2.1 Estudo de Caso – Renault 11 2.2.2 Estudo de Caso – Carrefour 14 3 A OCDE – A dinâmica da governança corporativa 16 3.1 Princípios – Detalhamento dos Objetivos da OCDE 17 4 Conclusão 19 5 Bibliografia 21
Introdução
Este trabalho tem como objetivo, apresentar as boas práticas em Governança Corporativa (GC) dos países europeus, com destaque para dois desses países, a Alemanha e França.
Governança Corporativa na Europa teve como referência principal o documento – Os Princípios da OCDE sobre o Governo das Sociedades – que pode ser obtido integralmente pelo endereço eletrônico www.oecd.org/dataoecd/1/42/33931148.pdf. Além desse documento, no capítulo Bibliografia, pode-se consultar as outras fontes que serviram de base para composição desse trabalho.
Para que possamos decorrer sobre o assunto, faremos uma abordagem introdutória da GC na Europa, enfatizando o papel que este importante instrumento de gestão oferece para as empresas e para o meio social no qual estão inseridas, conciliando os interesses dos envolvidos.
O trabalho também apresenta os benefícios da GC para empresas que aderem às boas práticas, bem como a desvantagem para àquelas que ainda resistem em continuar em seu modus operandi ultrapassado, através de alguns estudos de caso, apresentados no capítulo Estudo de Casos.
A Governança Corporativa na Europa
O modelo de GC seguido pelas organizações de modo geral, está sujeito a sociedade em que se encontram. O Governo, por meio de leis e modelos financeiros, molda a concepção de mercado de capitais local e do grau de proteção aos investidores, exercendo muita influência sobre o modelo de