Governança corporativa
Um acontecimento que vem causando impactos e revolucionando a estrutura organizacional, e também nas diversas áreas da sociedade, são os crescimentos das mulheres nas empresas, que vem se qualificando para ocuparem cada vez mais os cargos de chefias nas grandes organizações, e deixando para trás aquela idéia que mulher só cozinha, passa, e toma conta do lar. Elas vêm provando que tem como conciliar a vida profissional com a familiar, vencendo preconceitos e assumindo posições igualitárias na vida diária, como chefia de família, cargo gerencial nas empresas, ajuda ao orçamento familiar, consumo ativo de bens destinado ao seu gênero específico, disponibilidade para viagens e horários alternativos de trabalho etc. No campo organizacional, onde ocorre o aumento da competitividade e adaptação às tendências do mercado globalizado, com flexibilidade e criatividade, também surgem novas modalidades de trabalho onde muitas vezes a mulher vê uma oportunidade de gerir sua carreira.
2. AS MULHERES NAS ORGANIZAÇÕES
Historicamente, a mulher sofreu diversos tipos de preconceitos na humanidade, mas o poder de luta e a vontade de demonstrar que o mundo é para todos e que ninguém é inferior a ninguém, fez a mulher superar esses obstáculos, e hoje a mulher está a cada dia conquistando o seu espaço.
No mercado de trabalho não foi diferente, apesar de atualmente serem legalmente assegurados às mulheres os mesmos direitos concedidos aos homens, elas ainda são descriminadas, seja pela patente que ocupa, remuneração abaixo das que os homens recebem, e oportunidades de emprego e de crescimento dentro de uma organização. Isso para a governança corporativa é prejudicial, pois uma boa governança aplicada traz a possibilidade de aumentar o valor da sociedade.
As autoridades têm aplicado leis e incentivos contra essas descriminações, muitos das quais são bem praticadas, porém ainda há muito preconceito.
A mudança de mentalidade provocada dentre outras coisas