Governança corporativa
Justificativa: Governança corporativa é um real beneficio para as empresas, pois com ele pode se ver os resultados de uma maneira mais clara e objetiva.
A importância da Governança corporativa para as empresas
A governança corporativa faz hoje parte das empresas, pois sua atuação faz com que tenhamos uma maior transparência no resultado, pela empresa conquistado. Em 1992 podemos dizer que surgiu o primeiro código de orientação das relações dos acionistas e gestores das empresas: o The Cadbury Report. Cinco anos mais tarde, o The Hampel Report abordou mais as relações dos agentes envolvidos direta e indiretamente na empresa. A OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em 1999, elaborou o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, com ênfase nas relações da empresa com os stakeholders (partes interessadas). O assunto ganhou tanta importância que os países do G-7 escolheram a Governança Corporativa como o principal pilar da arquitetura econômica mundial.
Nenhuma empresa pode afirmar ter responsabilidade social corporativa quando não permite a sociedade ter acesso a informações relevantes para o desenvolvimento socioeconômico do País.
Uma das maiores importâncias da governança corporativa é que ela perpetua a marca da empresa e a sobrevivência dela. A adoção de governança corporativa possibilita vantagens, como, por exemplo:
_ Transparência;
_ Equidade;
_Prestação de Contas;
_ Cumprimento da lei;
_Ética.
_ As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de preservar e aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade.
_Sem uma boa governança, a tradição e a solidez viram pó.