Governança corporativa e ética nas organizações
Este resumo tem como objetivo demonstrar a importância de se estabelecer e trabalhar com ética nas gestões empresariais, neste artigo vamos visar a importância do conceito da ética empresarial, buscando esses preceitos dentro da governança corporativa, onde a mesma somente será autentica se adotar e disseminar os conceitos da ética.
Definição de Ética
Ética, no senso comum, se refere a um conjunto de regras e princípios que procuram classificar a conduta humana como correta ou equivocada. No sentido epistemológico, a palavra “ética” vem do grego “ethos” que quer dizer morada, onde nós nos sentimos em casa, protegidos, conhecedor de todos e das regras e conhecido por todos. A função do “ethos” passa a ser então promover, além da proteção e segurança dos indivíduos, a busca, através da prática virtuosa, da excelência moral.
AURÉLIO (2001) aponta que ética “é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de classificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.” Podemos afirmar que a ética analisa o comportamento moral das pessoas na coletividade, teorizando os fundamentos e a natureza de forma normativa,normativa, estabelecendo, de modo inequívoco, direitos e deveres que determinam a conduta do indivíduo.
Juntamente com o coneceito é ética está associado ao conceito "moral", originário do latim “moras”, significando morada e com sentido e significado muito semelhante ao do “ethos”. Segundo GÓMEZ
FULAO (2005, p. 204) a utilização do termo moral “alude à intenção das pessoas a atuar de determinada maneira, através de conselhos morais, exortações, persuasão, sermões...”. A moral é compreendida como um conjunto de adaptações como regras, principios de valores, dentro da organização. De acordo com LAURA L. NASH (2001, p. 06) ética empresarial é “o estudo da forma pela qual, normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos