Governança Corporativa no Brasil
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO FINANCEIRA
PROF. FRANCISCO LEÃO DE FREITAS
FORTALEZA
2012
1
TEMA PARA O TRABALHO: GOVERNANÇA CORPORATIVA
A GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL
RESENHA-RESUMO
2
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Enquadramento Conceitual: Uma Ampla Visão das Forças Modeladoras
Como em qualquer país, a governança corporativa no Brasil é influenciada por amplo conjunto de forças externas e internas, que interferem nos princípios e nas estruturas de poder das companhias e, por extensão, nos modelos efetivamente praticados. Estas forças vão desde as condições do macroambiente global até as que, mais proximamente, se encontram no macroambiente nacional e no sistema corporativo do país.
Uma Breve Visão do Ambiente Corporativo no Brasil
O ambiente corporativo do Brasil foi fortemente impactado pelas megamudanças globais que se iniciaram nos anos 80 e se aprofundaram na década de 90. As mais impactantes agrupam-se em três dimensões: 1. concepções político-ideológicas; 2. ordem geopolítica; e 3. ordem econômica.
As Megamudanças Globais: Uma Síntese em Três Dimensões
As Concepções Político-Ideológicas
As concepções políticas evoluíram para a desradicalização, Partindo de um modelo bipolar radicalizado, com a consequente definição de “dois mundos”, o do capitalismo e o do coletivismo centralista, chegou-se a uma nova ordem vertente: de um lado, a abertura dos sistemas centralizados; de outro, um capitalismo com maior responsabilidade social.
A Ordem Geopolítica
As
mudanças
político-ideológicas
levaram
a
uma
nova
ordem
geopolítica. Prevaleciam modelos fechados: autodeterminação, soberania e segurança nacional eram as expressões-chave. Desencadeou-se, porém, um
3
amplo e quase universal processo de desfronteirização. Do isolamento, caminhou-se para a integração, para a formação de blocos, áreas de livre comércio e outras formas de macroalianças