Governança corporativa da cpfl
BOA PRATICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
CPFL
INTRODUÇÃO
A CPFL Energia é uma holding que, por meio de suas subsidiárias, distribui, gera e comercializa energia elétrica no Brasil, nos mercados regulado e livre.
Trata-se da maior companhia privada do setor elétrico brasileiro. Trabalha com experiência e conhecimento da atividade, desenvolvidos ao longo dos 99 anos de existência de suas empresas.
Como o setor de energia elétrica é de extrema importância devido à sua função de utilidade pública, existe uma programação de metas de produção para que o consumo de energia não falte para o país. Dessa forma, o setor exige a aplicação de grandes quantidades de recursos financeiros. Várias empresas do setor apresentam capital aberto para aumentar sua capacidade de captação de recursos por meio da emissão de ações em Bolsa de Valores, com o objetivo de facilitar o acesso ao capital e minimizar seu custo.
Estas empresas que adotaram a estratégia de capital aberto têm adotado práticas de Governança Corporativa – um processo de gestão relativamente recente que surgiu após escândalos de fraudes nos Estados Unidos, o qual através de princípios como transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade busca assegurar a viabilidade econômica das empresas. Segundo a BOVESPA, Governança Corporativa são: Práticas e relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital. Estas práticas abrangem os assuntos relativos ao poder de controle e direção de uma empresa, bem como as diferentes formas e esferas de