Governamental
1- O sistema legal de um país é classificado como sendo common Law, conhecida como não legalística, e code Law, conhecida como legalística (e como lei romana), tendo destacada influência na classificação dos países, como integrantes do bloco Anglo-Saxão ou da Europa Continental. Comente como é o ambiente legal e regulamentar do Brasil, se enquadrável como common low ou code Law. Veja inclusive o comentário jocoso feito por Walton (2003) sobre a Alemanha e Inglaterra, Irã e Itália.
R.: O Brasil é code-low, que significa direito codificado, aquele que é preciso explicar e detalhar todos os procedimentos.
2 – Quais são os principais fatores que têm limitado a influência da academia no financial reporting ou na normatização de padrões contábeis no Brasil?
R.: Tanto o CFC quanto o IBRACON, mesmo representando a profissão contábil, não têm força política para influenciar os órgãos governamentais legalmente autorizados para editar normas Contábeis.
3- Descreva as características do modelo anglo-saxão e do modelo da Europa Continental.
R.: As principais características do modelo Anglo-Saxônico (AS) são: profissão contábil forte e atuante, sólido mercado de capitais, pouca interferência governamental, demonstrações financeiras voltadas para atender aos interesses dos investidores e ensino focado nos relatórios contábeis. Nos países integrantes do modelo da Europa Continental (EC) a profissão contábil não é forte e atuante, a fonte de recursos está concentrada em bancos e outras instituições financeiras, existe significativa interferência do governo, principalmente quanto a natureza fiscal, as demonstrações financeiras estão voltadas a atender os credores e governo e o ensino é focado no débito e no crédito.
4 – No modelo anglo-saxão, diz-se que a profissão contábil é auto-regulamentada. O que isso significa em termos práticos?
R.: Quer dizer que é uma profissão com pouca influencia do Governo, responsável por suas normas