gotham city
HISTÓRIA DO BAIRRO
A região que forma atualmente a Vila Buarque constituía a Chácara do Senador Antônio Pinto do Rego Freitas. Em 1894 a Chácara foi vendida por seus herdeiros para a Empresa de Obras do Brasil, seus proprietários se tornaram o engenheiro de obras Manuel Buarque de Macedo e o Senador Rodolfo Miranda.
O bairro se desenvolveu com ajuda do processo migratório das classes mais abastadas, que começavam a sair do centro da cidade ou até mesmo do isolamento das fazendas.
A região possuía espaçosas casas até a década de 1940, que depois deram lugar a edifícios de classe média. A partir de 1960 o bairro cresceu e ganhou diversas boates.
Na década de 1970 a Vila sofreu com a degradação do centro de São Paulo, com prédios desabitados e perdendo valor. E a partir de 2000 passa por um processo de recuperação, assumindo um perfil cultural. A presença de várias instituições que trabalha com arte vem trazendo a população para as ruas.
No bairro, que é administrado pela Subprefeitura da Sé, se localizam a Santa Casa da Misericórdia de São Paulo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Escola da Cidade, o SESC Consolação, o Centro Universitário Maria Antônia, o teatro Aliança Francesa, a Biblioteca Monteiro Lobato e o escritório do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
ÁREA DE ESTUDO
As oito quadras que compõem nossa área de estudo caracterizam-se pelo uso misto entre habitação, comércio e serviços. Esses usos são compartilhados em edifícios verticais de médio padrão, sendo possível observar que, em alguns pontos, a parte térrea é tomada pelo comércio e a superior por residências.
Dentre os serviços oferecidos podem se destacar estacionamentos, academias, livrarias, escritórios, bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas, entre outros.
Quadra 1
A quadra 1, que fica cercada pelas ruas General Jardim, Amaral Gurgel, Rego Freitas e Major Sertório, é composta por prédios residenciais e comerciais. Nela