Gorilas
É o maior dos antropóides. Pode chegar a 2m de altura e pesar 300 kg.
Apesar do seu tamanho e aparência um tanto assustadora, sua alimentação é exclusivamente vegetariana.
Cientistas que os estudaram na floresta identificaram no mínimo dezesseis gritos distintos de comunicação — de um brado de alarme a grunhidos disciplinares e gritos entrecortados que parecem indicar curiosidade.
Ao ouvirem caçadores aproximando-se, o grupo mergulha em tenso silêncio.
A ausência de som pode ser também um poderoso sinal.
Cada grupo de gorilas é liderado por um enorme macho adulto, conhecido como "costas prateadas" em razão de seu dorso peludo cinza-prateado.
O líder é o membro do grupo mais expressivo em termos vocais e físicos, e seu uivo significando "não se aproxime" é ouvido a quase um quilômetro e meio de distância. Ele consegue disciplinar um filhote ou decidir uma briga no grupo assumindo uma postura rígida e encarando com firmeza o agressor.
Mas quando tem de enfrentar o líder de um grupo rival, assume uma postura altamente intimidadora — empertiga-se, ergue a cabeça, grita e bate no peito. Se isso não bastar, o "costas prateadas" bate com o pé no chão e corre pela folhagem, arrancando ostensivamente os galhos.
Essa exibição ritualística de força, geralmente afugenta o intruso indesejável.
A vida familiar do gorila-da-montanha é relativamente pacífica, embora o líder às vezes tenha que afastar intrusos interessados nas fêmeas. Porém, para o babuíno macho cor de oliva dominante, a concorrência existe dentro do próprio bando, onde os machos mais novos ameaçam constantemente usurpar seu monopólio de pai de todos os filhotes do grupo.
Comendo terra
Os gorilas das montanhas, que habitam as imediações da cordilheira de Virunga na África, se utilizam das cinzas vulcânicas depositadas perto dos vulcões no cume do monte Visoke para complementar sua alimentação. Em alguns lugares o solo é rico em cálcio e potássio, e na estação seca, os gorilas cavam o solo rico em sais e