gorgias
Górgias
Dhaniel P. Cavassana
Vitor Ferreira Bedoschi
Higor Carrenho
São caetano do sul
2014
Nome: Górgias ‘’O pai da retorica (Persuasão)’’, ‘’O niilista’’
Período: Pré-socrático
Escola: Sofista
Nascimento: Leontinos, 485 A.C
Morte: Lárissa, 380 A.C.
Vida
Górgias era originário de Leontinos na Sicília, considerada por conta dele, como a capital da retorica grega, sabe-se que era filho do meio de uma família abastada chefiada por Arquemênides (seu pai), possuía um irmão mais velho, chamado Herodico, e que possuía também uma irmã mais nova, da qual não se sabe o nome.
Diversos estudos dizem que foi discípulo de Empédocles, apesar de possuírem idades pouco diferenciadas, após concluir seus estudos iniciou junto com outros filósofos, o que foi chamada de a primeira geração de sofistas, que iam peregrinando de tempos em tempos, de cidades em cidades para divulgar seus ensinamentos, e dar aulas para as plateias que eram cobradas por isso.
Por volta de seus 60 anos, por conta de sua habilidade no discurso e na persuasão, foi enviado como embaixador a Atenas para clamar por uma não agressão à cidade por parte dos siracusanos, e por conta de sua fama e respeito na região conquistados através de suas previas aulas lecionadas na cidade, e também com os futuros benefícios financeiros que teria por conta de suas aulas de retorica, acabou por fixar-se na cidade e constituir uma pequena legião de discípulos. Ao longo de sua vida, conquistou uma riqueza considerável, suficiente para mandar que fosse erguida uma estatua sua em ouro para ser exposta em um templo publico. Morreu em Larissa em 380 A.C. aos 105 anos.
Contribuições
Górgias foi responsável por inovações retóricas envolvendo a estrutura e a ornamentação, além da introdução do paradoxo, a ideia do pensamento paradoxal, e da expressão paradoxal, o que fez com que fosse apelidado de ‘’o pai da sofistica’’. Górgias também é conhecido por