gorduras saturadas
O fígado é um órgão de primordial importância, sendo a principal unidade de fabricação e armazenagem do nosso organismo e um dos responsáveis pela transformação das proteínas, dos açúcares e das gorduras que ingerimos.
A esteatose hepática é uma doença que afecta o fígado e na qual se verifica uma acumulação excessiva de gordura.Várias causas podem estar na origem desta doença. As mais frequentes são a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, a obesidade e o diabetes mellitus tipo 2 não controlado.
Outras causas são as carências alimentares (dieta pobre em proteínas), o uso de alguns medicamentos (por exemplo, corticoides, amiodarona, aspirina, metotrexato, vitamina A, ácido valpróico, tetraciclina), a cirurgia de bypass intestinal para tratar situações de obesidade mórbida, algumas toxinas hepáticas e algumas doenças hereditárias (por exemplo, doença de Gaucher, doença de Niemann-Pick).
Sintomas[editar]
A doença costuma não apresentar sintomas, sobretudo se desenvolvida de forma progressiva.
Nos casos em que aparece subitamente, pode causar dor na parte superior direita do abdómen e icterícia (cor amarela dos olhos e/ou pele), boca seca, sensação de "ressaca" como indisposição após alimentações um pouco mais gordurosas.
Diagnóstico[editar]
O primeiro passo para o diagnóstico é a realização de uma história clínica, com o objectivo de identificar alguma(s) causa(s) possível(is) para esta situação.
A