GORDURA LOCALIZADA
801 palavras
4 páginas
A gordura localizada representa um importante problema social. A exigência de silhueta corporal dentro dos padrões de beleza vigentes vem aumentando com o passar dos anos. Homens e mulheres, ao desejar um corpo livre de imperfeições, frequentemente comentem excessos. A associação de tecnologias numa mesma aplicação é um novo tratamento não invasivo, moderno e seguro para o tratamento de gordura localizada, entre essas técnicas são radiofrequência, infravermelho, ultrassom cavitacional ou não cavitacional, infusão de substancias na gordura.
O tecido adiposo é o principal reservatório energético do organismo. Ocorre quase universalmente na superfície do corpo, entre a fáscia profunda e a pele, sendo ausente nas pálpebras e na genitália masculina. É constituído por células denominadas adipócitos, originadas dos lipoblastos, que têm origem a partir de células mesenquimatosas. É constituído por células denominadas adipócitos, originadas dos lipoblastos que tÊm origem a partir de células mesenquimatosas.
Os adipócitos representam aproximadamente 2/3 do total de células do tecido adiposo, sendo o restante composto por células endoteliais, sanguíneas, epiteliais, musculares, fibroblastos, periquitos e células precursoras de adipócitos em diferentes graus de diferenciação. São células especializadas no armazenamento de lipídios na forma de triglicerídeos em seu citoplasma, sem que isto seja nocivo para sua integridade funcional. O excesso de gordura é estocado nos adipócitos, que expandem seu tamanho ate que a gordura seja usada como combustível.
Os adipócitos possuem todas as enzimas e proteínas reguladoras necessárias para sintetizar ácidos graxos e estocar triglecerídeos em períodos em que a oferta de energia é abundante, e para mobiliza-los pela lipólise quando há déficit calórico. Os lipídeos, por serem hidrofóbicos, podem ser armazenados em grandes quantidades, dispensando a participação da água como solvente. Contém, por unidade de massa, mais do que o