Gordinho
Análise da embalagem de pipoca kinitos para um aperfeiçoamento utilizando um processo de produção com material sustentável.
Key words: Ergonomia; Embalagem; Usabilidade.
1. INTRODUÇÃO A aplicação da ergonômia tem por fim melhorar tanto o produto com que irá ser feito a embalagem quando a forma que o consumidor vai abrir ou segurar o produto. Dentre os materiais avaliados no trabalho, decidimos utilizar para prototipação três dos citados no trabalho: embalagem de semente, posto de trabalho.2. METODOLOGIA
A coleta constituiu de dois tipos de levantamento: ß Levantamento de arquivo – foram analisadas as informações relativas ao posto de trabalho, considerando o seu padrão de procedimentos. ß Levantamento de campo - o procedimento executado foi uma planilha; usou-se uma amostra não probabilística, onde foi selecionada uma colaboradora para análise ergonômica. Esta análise tomou-se como referência o sistema homem-tarefa; foram consideradas as condições de trabalho da empresa e as atividades desenvolvidas pelo trabalhador no posto de trabalho, através da observação direta, registrando cada tarefa, sua freqüência, levantando dados referentes às posturas e aos planos de trabalho, além das características dos esforços e comportamentos de trabalho.
Para avaliar o conforto ambiental foram realizadas medições de temperatura de acordo com a norma 55-1981 da ASHRAE; de ruído, através das normas NR-15 e NBR 10152; e de iluminância, de acordo com a NBR 5314/1991, item 5.3.51.
3. O POSTO DE TRABALHO
Com área de 3,30m
2
de área, o posto de trabalho é composto de um transportador de rolos livres, denominado esteira de embalagem, com dimensões 650x1600x830 mm, que é adaptada à esteira central de embalagem; uma mesa para sacos plásticos e etiquetas; local para as caixas de papelão desarmadas com dimensões 900x600mm; e, um palete de plástico com 72 bobinas de fio, com dimensões 1000x800x1250 mm. Essas