Google chrome os
Introdução
O Google esta colocando nas prateleiras seu mais novo produto, o Chrome OS. Chrome OS é um sistema operacional completamente diferente dos sistemas operacionais hoje conhecidos, como o Windows, o Linux (como Ubuntu) ou o MAC OS.
História
Os desenvolvedores da Google começaram a codificação do sistema operacional em 2009, inspirado pela crescente popularidade e consumo de energia mais baixos de netbooks e o foco desses pequenos laptops no acesso à Internet. Para verificar os requisitos de marketing para um sistema operacional focado em netbook e transações via Web, a empresa não fez a costumeira pesquisa demográfica geralmente associada com um grande projeto de desenvolvimento de software. Em vez disso, os engenheiros utilizaram métricas mais informais, incluindo uma monitorização de padrões de utilização de cerca de 200 máquinas de funcionários da Google executando o Chrome OS.
Em 19 de novembro de 2009, a Google lança o código fonte do Chrome OS, denominando-o Projeto Chromium OS. Tal como acontece com projetos de código aberto, os desenvolvedores modificam o código do Chromium OS e constroem suas próprias versões. Por enquanto o código do Google Chrome OS será suportado apenas pela Google e seus parceiros, e será executado em hardware concebido para tal. Ao contrário do Chromium OS, o Chrome OS será atualizado automaticamente para as versões mais recentes. O revisor Serdar Yegulalp, da InformationWeek, escreveu que o Chrome OS será um produto desenvolvido para "um nível de refinamento e um grau de integração com o hardware do host que o Chromium OS não possui por padrão", enquanto Chromium OS é um projecto, "uma base comum da qual a obra acabada é derivada, bem como um recurso para obras derivadas".
Em março de 2010 a Google informou que está sendo levado em consideração o desenvolvimento de duas versões do sistema operacional, uma versão para o consumidor e uma versão empresarial.
Cr-48: o primeiro Chromebook
O Cr-48