Google Android crie aplica es para celulares e tablets Casa do Codigo
Construa sua primeira aplicação
Com o passar do tempo os telefones celulares foram evoluindo, ganhando cada vez mais recursos e se tornando um item quase indispensável na vida das pessoas. Mas não foi apenas isso que mudou. Também houve uma mudança significativa para nós, os desenvolvedores de software.
Antes, o mercado de desenvolvimento para celulares era praticamente restrito aos fabricantes e operadoras que controlavam a criação e inclusão dos aplicativos em seus aparelhos. A liberação, por parte dos fabricantes, de um kit de desenvolvimento de software (SDK) para suas plataformas e a criação de lojas para a distribuição de aplicativos viabilizou a abertura deste mercado para praticamente qualquer empresa ou desenvolvedor, criando assim novas oportunidades de negócio.
A plataforma Android desfruta hoje de um papel de destaque no mercado, tanto pela quantidade significativa de dispositivos produzidos como também por oferecer uma API rica, disponibilizando fácil acesso a vários recursos de hardware, tais como Wi-Fi e GPS, além de boas ferramentas para o desenvolvedor. A facilidade de desenvolver utilizando uma linguagem de programação (Java) bastante dissemi-
Casa do Código
nada, a simplicidade e baixo custo para a publicação de aplicativos na loja Google
Play e a quantidade de dispositivos Android em uso no mundo só fazem aumentar a popularidade da plataforma.
Segundo o relatório do International Data Corporation (IDC) publicado em maio de 2012, o Android possui 59% do mercado de smartphones e soma a quantia de 89,9 milhões de aparelhos distribuídos apenas no primeiro trimestre deste ano
(2013), em todo o mundo. Em segundo lugar, aparece o iOS que é o sistema operacional do Apple iPhone. O gráfico 1.1 demonstra a participação no mercado dos principais sistemas operacionais e a quantidade de aparelhos distribuídos.
Figura 1.1: Participação no mercado. Fonte: IDC
O IDC também prevê que em 2016 o Android ainda possuirá a maior fatia do
mercado,