Google - 5 forças de porter
Ameaça de Novos Entrantes
Para entrar no sector dos serviços de internet e tecnologias, um novo concorrente necessita de uma grande capacidade monetária e de conseguir ultrapassar as vantagens competitivas dos actuais players que têm recolhido um elevado número de dados dos seus utilizadores. Pode recordar-se que a Yahoo! Inc. e a Altavista, por exemplo, dominaram o sector dos motores de busca até a Google entrar e superar os serviços que eram oferecidos pelas duas empresas. Contudo, o mercado está agora mais desenvolvido, os utilizadores têm uma certa dependência do motor de busca que sempre utilizaram e um novo entrante tem que ser capaz de oferecer melhores resultados para as pesquisas, a velocidades mais rápidas de forma a conseguir enfrentar a elevada competitividade que já existe. Desta forma, a ameaça de novos entrantes é relativamente baixa.
Poder Negocial dos Fornecedores
Em relação ao principal sector em análise, o poder negocial dos fornecedores é quase nulo ou inexistente uma vez que os players controlam todo o processo de distribuição de informação e serviços tecnológicos. No caso do GoogleAds, por exemplo, tanto os produtores dos anúncios como os receptores dos mesmos são clientes da Google e por esse motivo o poder negocial da empresa é até maior que o dos fornecedores.
Poder Negocial dos Clientes
O poder negocial dos clientes é elevado uma vez que as receitas da Google resultam maioritariamente dos anúncios publicitários e existem outros fornecedores no mercado para este serviço, além de que os custos de mudança são muito baixos e a qualidade do serviço não varia de forma significativa entre os players.
No entanto, no caso dos típicos utilizadores dos motores de busca, o poder negocial não é relevante uma vez que os utilizam só como forma de consulta de dados e não para, de alguma forma, controlarem o mercado.
Ameaça de Produtos Substitutos
A internet tem-se tornado ao longo da última década o principal meio de pedir e