Goodwill e Capital Intelectual
São Paulo, Maio de 2014
Introdução
Muito se tem comentado que os relatórios fornecidos pela Contabilidade financeira não demonstram a verdadeira realidade nas empresas atualmente, tendo em vista o fato de o valor contábil das ações estarem muitas vezes abaixo do seu valor de mercado.
Esse contraste entre os dois valores vem sendo identificado como Capital Intelectual e apresentado como um novo conceito de administração de empresas que conduz à necessidade de aplicação de novas estratégias, de nova filosofia de gestão e novas formas de avaliação do valor da empresa.
O capital Intelectual é parte integrante do Goodwill, conceito secularmente conhecido e estudado pela Contabilidade. Os elementos intangíveis sempre foram abordados pela Contabilidade e, da mesma forma, como nunca se desprezou a sua importância, nunca se subestimou a sua complexidade.
Portanto, a Contabilidade não é falha na divulgação das informações por ela registradas. Deve-se entender a finalidade de cada uma das Demonstrações Contábeis, bem como os Princípios subjacentes a elas. A falta de conhecimento, por vezes, conduz a conclusões precipitadas e errôneas.
Definição dos termos Ativo intangível
Com o propósito de refletir sobre os conceitos de Goodwill e capital intelectual, como sendo os elementos de natureza intangível do patrimônio das empresas, primeiramente é preciso analisar a definição e classificação dos ativos intangíveis.
Ativos intangíveis são bens abstratos e/ou imateriais, já que integram o patrimônio por serem essenciais ao desenvolvimento da(s) empresa(s). Goodwill O exemplo comum de um (vários) ativo intangível não identificável é o Goodwill.
Segundo Glautier e Underdown (2001, p. 167),Goodwill pode ser descrito como a soma daqueles atributos intangíveis de um negócio que contribuem para o seu sucesso, tais como: uma localização favorável, uma boa