Gonorreia
A gonorréia ou blenorragia é uma DST (doença sexualmente transmissível) causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e pode afetar tanto homens quanto mulheres. A bactéria pode atingir a uretra, o reto, a garganta e, em mulheres, o colo do útero. No recém-nascido, a N. gonorrhoeae pode causar conjuntivite, denominada oftalmia neonatorum, que pode afetar permanentemente a visão da criança. A gonorréia é uma das DST’s mais comuns entre a população sexualmente ativas. Ela se desenvolve de maneira diferente em homens e mulheres.
Período de incubação O intervalo de tempo entre a contaminação e o surgimento dos sintomas e o período de incubação é curto, de 5 a 10 dias, excepcionalmente podendo alcançar 10 dias, em casos extremamente raros pode chegar a 30 dias.
Sintomas Normalmente o mais comum no homem é a ardência ao urinar ou disúria acompanhada de febre baixa e o aparecimento de um corrimento amarelo e purulento saindo da uretra. Por isso é também conhecida como uretrite gonocócica. Das mulheres, 70% não apresentam sintomas (perigoso porque podem se desenvolver complicações sem tratamento). Nas gestantes é comum ocorrerem dores ou disúria ao urinar, acompanhada de Incontinência Urinária (urina solta) e corrimento vaginal. Uma complicação perigosa é consequência de disseminação para o tracto genital superior, com dores abdominais após algumas semanas da contaminação, a DIP – Doença Inflamatória Pélvica. Esta é devida a infecção do útero, tubas uterinas e cavidade abdominal. Pode resultar em infertilidade. No homem pode haver prostatite, epididimite e raros casos de infertilidade. Na mulher a infecção gonocócica não costuma se manter na vagina devido às defesas naturais, por ser este um ambiente ácido. Já a uretra, o colo do útero e glândulas da vulva são habitualmente atingidas pelo gonococo em face da concepção orgânica de cada pessoa e dobras naturais que favorecem a proliferação das bactérias. Nas trompas ocorre a invasão