Golpes na internet
CDL alerta para golpe aplicado através da Internet
Fonte: CDL Divinópolis Os cartazes colados em muros e postes com o célebre convite “Limpe seu nome sem pagar a dívida” chegaram ao século 21, com presença maciça nas redes sociais da internet. O golpe disfarçado em milagre agora lança anzóis via Facebook e Twitter, a partir de perfis falsos que chegam ao requinte de imitar as identidades visuais dessas instituições protetoras do crédito.
A rede também é repleta de arapucas em forma de sites que oferecem “garantias” no procedimento. “Saia do SPC e Serasa sem pagar suas contas… Envie um e-mail para nosso endereço, tire suas dúvidas e tenha uma nova vida”, promete uma das mensagens que circula no perfil @SerasaOnLine no Twitter. A página tem mais de 400 seguidores, o que, na terminologia do Twitter, significa pessoas interessadas em acompanhar o perfil.
O primeiro indício do golpe não demora a aparecer. O tal endereço que o tuíte menciona é um Gmail – provedores gratuitos não condizem com a estrutura profissional das instituições que trabalham com a proteção ao crédito. O Estado de Minas entrou em contato com o perfil, por meio do endereço sugerido, simulando interesse nos serviços. A resposta padrão veio 32 minutos depois, assinada por “Bruno Fernandes”, garantindo “seu crédito de volta em 48 horas”. O procedimento é detalhado: “Baixamos os registros de inadimplências do sistema Serasa, SPC Brasil, CCF e protesto. O seu CPF fica sem restrições e apto ao crédito em qualquer banco ou empresa. Garantimos tranquilidade futura porque utilizamos procedimento seguro. Habilitamos direto no sistema sem utilização de papel.”
No meio do texto, o golpista lança a isca: “Enviamos o novo extrato do seu CPF com o ‘nada consta’, comprovando a habilitação de crédito. Nós (sic) envie o número do CPF a ser limpo, para que possamos consultar os seus débitos e lhe