golpe militar de 64
Jango o presidente do Brasil decidiu fazer uma reforma de base. Nessa reforma, tirariam as terras dos ricos sem indenização e dariam aos pobres, a educação superior seria de graça, com isso a Igreja Católica iria se prejudicar, pois era dona de grande parte das universidades. Outra coisa que iria acontecer é que os donos de suas empresas iriam mandar em apenas 50% de sua empresa e os outros 50% os trabalhadores. Essa reforma se parecia muito com o comunismo, então surgira boatos que o Jango era comunista. A Igreja Católica se juntou com a donas de casa, fizeram varias marchas contra Jango, e que era para os militares não deixar o pais virar comunista. As donas de casa foram influenciadas pela Liga das Senhoras Católicas, e por isso foram para as marchas.
Os sem teto e os estudantes fizeram varias marchas apoiando Jango, ou seja essa época foi uma loucura. Os militares foram de MG até Brasília e Rio de Janeiro, deram um golpe no Jango, e ele deixou por isso mesmo, pois os militares disseram que iriam ficar apenas 3 anos, porem ficaram 21!! Jango fugiu para o Uruguai.
REGIME MILITAR
A primeira fase do regime militar foi quando os militares falaram sobre a doutrina de segurança nacional, onde o Brasil estaria em guerra. Uma guerra interna contra os brasileiros comunistas.
Essa doutrina era apenas uma desculpa que os militares deram para compor o país, pois o pensamento deles era que se o brasil estava em guerra quem seria melhor para comandar do que os militares.
Os militares deram um fim com todos partidos políticos e criaram um partido chamado Arena que apoiava os militares e criaram partido opositor chamado MDB.
Observação: Eles criaram o MDB para não se parecer com o fascismo.
Tempo depois, um garoto pobre que não era comunista foi morto pela tropa de choque, esse garoto virou símbolo e no dia seguinte fizeram uma passeata onde compareceram 100 mil pessoas.
Depois dessa passeata as que as pessoas começaram realmente a se opor a