Golfinho
São vários os benefícios encontrados na zooterapia (terapia com animais), nomeadamente, psicológicos, pedagógicos e sociais. Assim, os benefícios desta relação entre o animal e a criança seja em terapia, na sala de aula ou em actividades são:
· Criar um ambiente enriquecedor, motivando as crianças a pensar e aprender.
· Proporcionar actividades interessantes, espontâneas, facilitando assim a aprendizagem.
· Facilitar o desenvolvimento emocional através, do vínculo formado entre a criança e o animal, no qual muitos sentimentos são partilhados, auxiliando na resolução de conflitos e numa maior consciência da criança sobre si mesma, do seu corpo, e das suas potencialidades.
· Encorajar o respeito, desenvolvendo o sentido de responsabilidade e de cuidado consigo e com o outro.
· Estimula a participação de crianças mais retraídas e tímidas nas actividades em grupo.
· Favorecer a inclusão de alunos com deficiência na sociedade.
TERAPIA COM GOLFINHOS
Desde há muitos anos, os golfinhos são uma fonte de fascínio para os humanos. Para algumas pessoas o contacto com os golfinhos pode ter um efeito terapêutico, sendo destinada a jovens e adultos com variadas condições, tais como autismo, Síndrome de Down, paralisia cerebral, depressão, etc.
A terapia com os golfinhos é muito mais do que nadar ou estar em contacto com eles. Todos os programas são acompanhados por terapeutas que observam cada paciente em particular, para assim os enviarem para específicos programas de tratamento de acordo com as necessidades de cada um.
Esta não tem como resultado final a cura, mas sim a redução do impacto dos sintomas no dia-a-dia.
Várias crianças já recorreram a este tratamento. Os resultados são visíveis, embora não cientificamente comprovados. A maioria dos terapeutas e biólogos concordam que a interacção com os golfinhos favorece pessoas com problemas de saúde mental, depressão ou stress, mas os progressos têm de ser documentados e analisados individualmente.