GOL LINHAS AEREAS
Neste trabalho, identifica-se como as notícias são construídas.
2. Análise da reportagem sobre a doença do ex-presidente Lula da revista Istoé:
Acreditamos que um dos motivos para a revista Istoé assumir uma postura a favor do governo seja para diferenciar seu conteúdo das outras grandes revistas em circulação, que têm tendências de direita. Incorpora-se à reportagem valores positivos para o presidente. Na capa, letras garrafais destacam “a grande batalha de Lula”. As outras manchetes de capa contam a história de luta do ex-presidente em busca da cura do câncer. A foto escolhida mostra o Lula com cara de esperança, olhando para o alto, sorridente. A cor da capa é verde, provavelmente por que está associada à esperança.
Antes da reportagem principal, outras questões nos chamaram a atenção. Há uma chamada para a página online da revista, com uma entrevista com o fotógrafo oficial do ex-presidente (Ricardo Stuckert), destacando características positivas, tais qual “ele é um exemplo. Eu aprendo todo dia com ele.”
A reportagem: Retrata um Lula sorridente e otimista. Logo na primeira foto, ele aparece olhando para o céu, destaque para o fundo verde novamente. Imagens do Lula confiante, com a equipe médica e esposa.
O texto começa destacando a convivência familiar do ex-presidente. Comove a narrativa da suspeita de algo errado, de quando os médicos o examinam, a expectativa do diagnóstico, a revelação deste, e a reação dos familiares, sempre destacando a força do Lula (“Marisa se desesperou. Desabou no choro, amparada por Lula.”)
Nas páginas seguintes, sucessões de fotos que mostram um Lula sorridente até no leito do hospital, e a preocupação em passar as informações sobre sua doença ao povo brasileiro (“De imediato, Lula comunicou (...) que não iria sonegar dos brasileiros nenhum detalhe do tratamento”.)
Infográficos explicando em detalhes como é a doença e como será o tratamento.
Partes do texto destacam como será árdua