Gol linha aerea
É a forma de desenvolvimento que na agride o meio ambiente de maneira que não prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, é a forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.
O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos: * Atender as necessidades fisiológicas da população; * Preservar o meio ambiente para as próximas gerações; * Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; * Preservar os recursos naturais; * Criar um sistema social eficiente que não permita o mau envolvimento dos recursos naturais; * Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente;
O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma, mas lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria de desenvolver sem degradar.
Segundo Manzini & Vezzoli (2005), a sustentabilidade ambiental é um objetivo a ser atingido e não, como hoje muitas vezes é entendido, e sim uma direção a ser seguida, para tal deve-se observar os seguintes requisitos: basear-se fundamentalmente em recursos renováveis; aperfeiçoar o emprego dos recursos não renováveis e não acumular lixo que o ecossistema não seja capaz de renaturalizar.
Partindo-se destas premissas quanto a sustentabilidade e considerando principalmente a questão do acumulo de lixo, tem-se na logística reversa a ferramenta adequada