Glândula mamária
• A associação dos seguintes sistemas coordenadores: • o Sistema Nervoso e o
Sistema Endócrino, permite um equilíbrio entre os diferentes níveis de organização biológica.
Glândula Mamária
1
Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso compreende uma rede complexa de estruturas que transmitem informação numa linguagem electroquímica. Coordena o funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo, procurando viabilizar a relação do individuo com o meio ambiente, dividindo-se em Sistema
Nervoso Central (SNC) e Sistema
Nervoso Periférico (SNP).
Glândula Mamária
2
Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso Periférico – constituído pelos nervos e gânglios – na presença de um estímulo ambiental é emitido um impulso sensitivo conduzido pelos nervos até ao Sistema Nervoso
Central,
Constituído pelo encéfalo e medula espinal – que o recebe através dos neurónios sensitivos emitindo uma resposta aos neurónios eferentes, por impulso nervoso, aos órgãos efectores.
Glândula Mamária
3
Sistema Endócrino
O Sistema Endócrino é constituído por diversas glândulas e tecidos que segregam as hormonas responsáveis pela regulação das funções biológicas lançando-as directamente na corrente sanguínea – actuam sobre as células-alvo ligando-se a receptores específicos.
Glândula Mamária
4
Sistema Endócrino
As glândulas endócrinas - pela secreção das suas hormonas - são responsáveis pelo funcionamento, crescimento e regulação de vários órgãos daí as hormonas serem responsáveis pelo equilíbrio e o funcionamento perfeito do organismo do animal – homeostase.
As glândulas são reguladas pelo sistema nervoso.
Glândula Mamária
5
Sistema Endócrino
Glândula Mamária
6
Complexo Hipotálamo
Hipófise
O Hipotálamo é o mediador entre o sistema endócrino e o sistema nervoso, localiza-se no cérebro acima da hipófise.
É responsável pela regulação da inibição ou