Glutamina
Aminoácido é uma espécie de molécula orgânica que possui um grupo amina e carboxila, e também uma cadeia lateral específica de cada aminoácido. Os elementos que compõem os aminoácidos são o carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, mas há exceções de alguns que possuem em sua composição o enxofre.
A glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano, mas é encontrado em maior quantidade nos tecidos musculares, tem uma função anabólica, o que promove o crescimento muscular, esse efeito deve estar associado à sua capacidade de captar água por meio intracelular, assim estimula a síntese protéica, além disso atua como nutriente energético para as células do sistema imunológico.
A capacidade da glutamina de doar um radical amina faz com que seja possível realizar a síntese dos aminoácidos. Assim ela também é muito importante na gliconeogênese ao participar do ciclo alanina-glutamina, no músculo, o ácido pirúvico recebe um radical amina do ácido glutâmico e formará a alanina, que por sua vez será transportada até ao fígado que após sua desanimação, produzirá glicose.
A direção e os valores dessas reações é que vão determinar se o tecido é produtor ou consumidor de glutamina, o fígado é o único órgão que a consome e produz. A quantidade de enzimas também são determinantes na consumição e produção de glutamina, um exemplo disso são os tecidos esqueléticos que são caracterizados como produtores, pois possuem pouca glutaminase.
Suas principais funções são:
Manutenção do sistema imunológico: A glutamina é usada como energia pelas células do sistema imune para formação de anticorpos, durante o período de ataque de corpos patogênicos, é utilizada como combustível direto paras as células do sistema imune se duplicarem. Ela também atua indiretamente na duplicação das células do sistema imune através da síntese de nucleotídeos.
Equilíbrio do balanço ácido: É importante para que o pH sangüíneo varie