Glossário
Abnegar: V.T.D. Renunciar; abster-se. (D.L.P)
Acatar: V.T.D. Respeitar, reverenciar, honrar, venerar, obedecer, cumprir, seguir. (D.L.P.)
Alienação: S. F. Processo ligado essencialmente á ação, a coerência, e á situação dos homens e pelo qual se oculta ou se falsifica essa ligação de modo que apareça o processo (e seus produtos) como indiferente, independente ou superior aos homens, seus criadores (D.L.P)
Esse termo que na linguagem comum significa perda de posse, de um afeto, ou dos poderes mentais. Esse conceito puramente especulativo foi retomado por Marx nos seus textos juvenis para descrever a situação so operário no regime capitalista. (D.F)
No sentido que lhe é dado por Marx, ação pela qual (ou estado no qual) um individuo, um grupo, uma instituição ou uma sociedade se tornam (ou permanecem) alheios, estranhos, enfim, alienados. Aos resultados ou produtos de sua própria atividade. Assim concebida, a alienação é sempre alienação de si próprio ou de auto-alienação, isto é, alienação do homem (ou de seu ser próprio) em relação a si mesmo (ás suas possibilidades humanas) através dele próprio (pela sua propria atividade). É a alienação de si mesmo, não é apenas uma entre outras formas de alienação, mas a sua propria essência e estrutura básica. Por outro lado a ''auto-alienação'' a alienação de si mesmo, não é apenas um conceito (descritivo), mas também um ape9lo em favor de uma modificação revolucionária do mundo (desalienação). (D.M.)
Alusão: S.F. Ato ou efeito de aludir; menção, referência, relação. (D.L.P.)
Amálgama: S.F. e M. Mistura de elementos que embora diversos, contribuem para formar um todo.
Anarquia: S.F. Falta de governo ou de outra autoridade capaz de manter o equilibrio da estrutura politica, social, economica. (D.L.P.)
Anarquismo: Doutrina e movimento que rejeitam o principio da autoridade politica e sustentam que a ordem social é possível e desejável sem essa autoridade. (D.M.)
Antagônica: Adj. Oposto; contrário (D.L.P.)