Glossário teatral
01 - Alçapão - abertura do chão do palco, dissimulada aos olhos dos espectadores, para encenar efeitos de aparição e desaparição de atores ou objetos cênicos.
02 - Antiteatro - termo geral que designa uma dramaturgia e um estilo de jogo dramático que nega todos os princípios da ilusão teatral. o termo aparece nos anos cinqüenta , nos começos do teatro do absurdo.
03 - Antagonista - personagem em oposição ou em conflito. o caracter antagonista do universo teatral é um dos princípios essenciais da forma dramática.
04 - Arquétipo - personagem que se assume como modelo mítico do imaginário de um povo que está acima de um modelo real.
05 - Arquitetura Cênica - estruturação e organização espacial interna do edifício teatral, relacionando diversas áreas como cenotécnica, iluminação cênica e relação palco-platéia. É toda arquitetura que se relaciona mais diretamente com o espetáculo.
06 - Argumento - resumo da história da peça que leva à cena. pode-se falar igualmente de um argumento de ballet.
07 - Bilheteria - lugar do teatro onde se vendem, trocam ou reservam ingressos para os espectadores.
08 - Boneco - figura de trapo, louça, madeira, plástico, papier-machet etc., que imita um ser humano. muito usado em teatro como adereço cênico. termo também usado para significar o modelo de um programa ou cartaz.
09 - Boneco de Vara - boneco montado em varas, para permitir movimentos. espécie de fantoche.
10 - Burlesco - forma cômica exagerada e de paródia, empregando expressões triviais para travestir personagens e situações heróicas; a epopéia burlesca aparece em França no século XVIII no século XX, o burlesco encontra a sua prefeita expressão em certos filmes cômicos (ex:Charles Chaplin, Buster Keaton) e nos espetáculos de “music-hall”.
11 - Caixa Cênica - volume do palco. a caixa onde se situam todas as estruturas do palco e os maquinismos cênicos.
12 - Carpinteiro Teatral - profissional que executa peças cenográficas: