Glossário sobre a educação na visão de autores
ALUNOS: ANDERSON ALVES
AUGUSTO RIBEIRO
ITALO FERNANDO
JAIME SILVA
PROFESSORA: ERIKA GUERRA
CURSO: LIC. EM EDUCAÇÃO FÍSICA / 1º PERÍODO
O que é EDUCAÇÃO para o autor – BRANDÃO
A Educação está presente em todas as sociedades humanas, ninguém escapa da educação, pois ela acontece em todos os meios, em casa, na escola, no convívio com outros. Para o autor, a visão ocidental de modelo e forma de educação, onde é transmitida por professores e em escolas, não é a única existente, visto que a educação é encontrada em todos os tipos de sociedades tribais, caçadores, pastores nômades, países desenvolvidos, etc. Desse modo, ela faz parte da construção, continuidade e legitimação de cada uma delas, ou seja, ela é encontrada a partir do momento em que uma sociedade repassa o saber comum necessária para a continuidade de costumes, tradições e crenças de cada uma. É nesse momento em que é encontrada, na opinião do autor, a força da educação, pois as sociedades são construídas a partir da manutenção dos costumes de determinado grupo.
Analisa como exemplo, as comunidades tribais, que, segundo ele, é onde educação é tratada como forma de transmissão do que é importante para a continuidade e ideia de pertencimento a determinado grupo, ou seja, ajuda na manutenção da identidade cultural de cada comunidade – diferente da visão ocidental institucionalizada de educação. Ele afirma que uma das principais características dessa forma de educação é a maneira de como é adquirido o saber, que é dado pouco a pouco, pelo simples ato de conviver e observar diferentes situações entre as pessoas, tanto no seio familiar como também na comunidade ao todo.
Assim, o conceito de endoculturação é o processo em que o individuo adquire as especificidades de determinada cultura, a fim de “torná-lo pessoa” dentro de sua comunidade onde afirma que a educação é uma fração desse processo. Prova disso foram, as