Glossário max weber
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA I
GLOSSÁRIO MAX WEBER
Nome dos Alunos:
Prof. João Batista Bittencourt
MACEIÓ
2011
A seleção
“Atualmente a ordem econômica capitalista é um imenso cosmos em que um indivíduo já nasce dentro e que para ele, ao menos enquanto individuo se dá como um fato, uma crosta que ele não pode alterar e dentro da qual tem que viver. Esse cosmos impõe ao individuo, preso nas redes de mercado, as normas de ação econômica. O fabricante que insistir em transgredir essas normas é indefectivelmente eliminado, do mesmo modo que o operário que a elas não possa ou não queira se adaptar é posto no olho da rua como desempregado.”
“O capitalismo hodierno, dominando de longa data a vida econômica, educa e cria para si mesmo por via da seleção econômica, os sujeitos econômicos – empresários e operários – de que necessita. E, entretanto é justamente esse fato que exibe de forma palpável os limites do conceito de ‘seleção’ como meio de explicação de fenômenos históricos. Para que essa modalidade de conduta de vida e concepção de profissão adaptadas à peculiaridade do capitalismo pudessem ter sido ‘selecionadas’, isto é, tem podido sobrepujar outras modalidades, primeiro elas tiveram que emergir, evidentemente, e não apenas em indivíduos singulares isolados, mas sim com o modo de ver portado por grupos de pessoas. Portanto, essa emergência de um modo de ver que se trata propriamente de explicar.”
A ciência como vocação
“A ciência é, atualmente, uma ‘vocação’ alicerçada na especialização e posta aos serviços de uma tomada de consciência de nós mesmo e do conhecimento das relações objetivas. A ciência não é produto de revelações, nem é graça que um profeta ou um visionário houvesse recebido para assegurar a salvação das almas; Não é também porção integrante da meditação de sábios e filósofos que se dedicam a refletir sobre o sentido do mundo.”
Tipo Ideal