glossário de uti
Docente: Daniela Guimarães
8º Período - Fisioterapia
A
Abscesso Pulmonar área cística com nível hidroaéreo e localizado de infecção e necrose do parênquima pulmonar.
Acalasia impossibilidade de relaxamento; refere-se especialmente ao relaxamento do esfíncter esofágico.
Aceleração do fluxo respiratório a velocidade do fluxo, durante uma inspiração, depende das propriedades da complacência pulmonar, dos músculos respiratórios e da resistência do fluxo de ar.
AFE abreviação de aceleração do fluxo expiratório. Trata-se de uma terapia de higiene brônquica. Utilizada em adultos e crianças para mobilização e drenagem de secreção.
Angina pectoris estado em que o miocárdio recebe uma quantidade insuficiente de sangue, causando dor no peito, e frequentemente no braço e ombro esquerdo.
Apnéia parada respiratória por mais de 20 segundos ou parada respiratória menor que 20 segundos associada à dessaturação e/ou bradicardia; interrupção temporária da respiração, de duração variável, voluntária ou involuntária, normal ou anormal; ausência de respirações, usualmente temporária, em termos de duração.
Apnéia obstrutiva do sono síndrome caracterizada por episódios de diminuição e/ou ausência de fluxo aéreo durante o sono, ocasionando dessaturação de oxigênio durante o sono.
Asma doença pulmonar obstrutiva vista em pacientes jovens, associada à hipersensibilidade a alérgenos específicos e resultando em broncoespasmo e dificuldade para respirar.
Aspergilose uma infecção fúngica que pode afetar os pulmões, canal auricular, pele ou as membranas mucosas dos olhos, nariz ou uretra, ocorrendo principalmente entre as pessoas que estão imunocomprometicas.
Aspiração trata-se do uso de agulha estéril, geralmente de grosso calibre, e seringa para drenar fluido ou sangue de uma cavidade. O termo pode também significar a inalação acidental de uma substância para os pulmões, como por exemplo, a aspiração